quarta-feira, 19 de março de 2014

Exercícios sobre Conjunção

Exercícios sobre as conjunções


1.     Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

2.     Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.
Os dias já eram quentes.
A água do mar ainda estava fria.
As praias permaneciam desertas.

3. Reescreva as frases, introduzindo uma conjunção que expresse a relação de sentido indicada nos parênteses.
a) _________________ignoram as conseqüências futuras de seus atos, muitas pessoas jogam lixo nos rios.
(causa)
b) _________________as pessoas se recusassem a comprar produtos em embalagens plásticas, as indústrias, ____________________começassem a ter prejuízos, encontrariam uma alternativa para substituir tais embalagens. (condição – tempo)
c) __________________as organizações governamentais têm denunciado, os países industrializados prejudicam o planeta ______________________se acreditava até há alguns anos. (conformidade- comparação)
4. (CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de
a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
5.  (FCC – 2012 – TCE-AP – Técnico de Controle Externo) Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de

a) condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
6. (FUNCAB – 2010 – SEJUS-RO – Contador) Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5) 
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:

a) inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
7. (FUMARC – 2011 – PRODEMGE – Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além darealidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”.
Os termos negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a) adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.
8. (CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
9. (CONSULPLAN – 2010 – Prefeitura de Congonhas – MG – Técnico de Laboratório – Informática)
“- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:

a) Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
10. (NCE-UFRJ – 2010 – UFRJ – Contador) “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
11. (FUMARC – 2011 – Prefeitura de Nova Lima – MG – Procurador Municipal) No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”.

O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):

a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.

Exercícios sobre Preposição

Exercícios de preposição

1.      Complete o texto com as preposições, contrações e combinações adequadas:
A atriz norte-americana Jennifer Aniston, uma _________ estrelas _________  seriado Friends, resolveu doar as roupas _________ ex-marido, Brad Pitt,  _________ uma instituição de caridade de Los Angeles. A informação foi publicada nesta terça-feira _________ jornal inglês The Sun.
De acordo _________ a publicação, a atriz foi pessoalmente _________ entidade beneficente, em Burbank, Califórnia, e entregou várias sacolas _________ roupas de Pitt. Uma testemunha disse _________ jornal que a voluntária _________ instituição que recebeu a doação não reconheceu Jennifer à primeira vista, e, quando se deu conta de que era a atriz, foi ver o que ela tinha doado, mas as roupas já tinham sido misturadas a outras peças.
A confirmação de que eram roupas _________ ex-marido veio de fontes ligadas _________ casal. Pitt e Jennifer se separaram em outubro _________ ano passado. Atualmente, o ator mora _________ a atriz Angelina Jolie, com quem terá um filho. Em entrevista à revista Vogue americana _________ mês, Jennifer pede: "Não tenham pena de mim".

2.      Complete com PARA ou POR.

a)      Comprei este gravador ___________ um bom preço.
b)     Vou dar-lhe a notícia __________ telefone.
c)      Vou ficar em casa ______________ escrever algumas cartas.
d)      Este filme foi estrelado _________ um artista famoso.
e)      Temos um bom programa __________ domingo.
f)       Você precisa estudar muito __________ um bom profissional.
g)      Escreva seu nome ____________ extenso.
h)     Ela começou a chora ___________ estar nervosa.
i)       Reserve suas férias _____________ o verão.
j)       Paguei um absurdo __________________ este apartamento.
j)

3.      Complete com “para” ou “a”:

a)      Comecei ________ fazer as tarefas agora mesmo.
b)     Ana foi ________ Florianópolis ________ estudar português.
c)      ________ podermos aprender este idioma, devemos estudar.
d)      José saiu ________ passear no parque.
e)      Comprei este livro ________ ela.
f)       Vou estudar ________ falar melhor português.
f)
4.      1. Considere as orações em pauta analisando-as:
O passageiro chegou ao metrô às duas horas.
O passageiro chegou no metrô que partira há duas horas.
Quanto ao valor semântico estabelecido pelas preposições, ambas apresentam semelhança de sentido? Explique.

5.      Com referência às alternativas propostas, analise-as de acordo com o código em evidência, levando em consideração o valor semântico estabelecido pelas preposições destacadas:
A – Causa
B – Posse
C – Companhia
D – Finalidade
E - Assunto
( ) O livro do professor está emprestado aos alunos.
( ) Fomos com os amigos ao cinema.
( ) O animal morreu de fome.
( ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.
( ) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades.

6.      “... a folha de um livro retoma.”
“como sob o vento a árvore que o doa.”
“e nada finge vento em folha de árvore”.
As expressões destacadas são introduzidas por preposições. Tais preposições são usadas, nesses versos, com a ideia de:
a) origem, lugar, especificação.
b) especificação, agente causador, lugar.
c) instrumento, especificação, lugar.
d) agente causador, especificação, lugar
e) lugar, instrumento, origem

7.      Você sabe que uma preposição pode apresentar diferentes sentidos: material de que algo é feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia etc. Identifique o valor semântico das preposições em destaque:

 a) Naquela casa morava uma família sem condições financeiras.
b) Estou usando óculos para ver melhor.
c) Fomos à escola de ônibus.
d) Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos.
e) Trabalho com seu irmão.
f) Perdi meu giz de cera.