Avaliação
de Língua Portuguesa – Segundo trimestre
NOME:__________________________________________________ TURMA:__________DATA:___________________
PROFESSORA: Natalia Teixeira /
PESO: 30 pontos
O jovem,
a educação e o trabalho
[...]
É
perceptível a importância que os jovens atribuem ao mundo do trabalho, o que nos
exige uma reflexão sobre os constrangimentos por que passam, em função do lugar
que ocupam na estrutura social e na inadequação do sistema educativo em relação
às exigências do mundo atual.
O
trabalho também faz juventude, tal qual a escolarização. Isso implica ouvir os
jovens e identificar as problemáticas da educação escolar, em contraste com a família
e o mercado de trabalho; e implica, também, entender o que está obrigando
muitos deles a deixarem a escola ou estudarem e trabalharem ao mesmo tempo.
Em
uma pesquisa realizada entre 2004 e 2005 (IBASE), na sondagem com jovens entre
15 e 24 anos, a educação escolar é a principal questão que se apresenta com
inquietação ao lado de problemas como a violência, o trabalho e a desigualdade
social.
Nos
dados coletados, os jovens chamaram atenção para a deterioração e obsolescência
dos prédios, dos equipamentos e dos mobiliários escolares; problemas de
relacionamento com os professores, no sentido de distanciamento ou
desconsideração à escola; inadequação dos currículos e metodologias no processo
de ensino e aprendizagem; e a desigualdade e inadequação da educação ao mercado
de trabalho.
Críticas
como essas nos levam a observar a capacidade que muitos jovens têm de olhar e
analisar o processo educativo e de reconhecer a si mesmos como sujeitos de
direitos, com necessidades e interesses particulares.
É
preciso buscar uma parceria com os jovens e fazer valer os seus direitos,
especialmente para ampliar os espaços democráticos e o desenvolvimento de nossa
sociedade, no enfrentamento dos dilemas da qualidade da educação escolar
pública no Brasil e, dessa forma, refletir sobre o papel do jovem. Que sujeito
é esse capaz de uma percepção tão aguda sobre os problemas relativos à
qualidade da educação formal que lhe é destinada? Que sujeito é esse que vive
tantos constrangimentos em função da posição que ocupa na sociedade e que ainda
vê a escola como um canal para a realização dos seus sonhos de mobilidade
social?
(Almeida & Nakano,
2007).
1) Leia:
“É perceptível a importância que os
jovens atribuem ao mundo do trabalho.”
Cite ao menos uma hipótese,
justificando por que a maior parte dos jovens de hoje valoriza mais o trabalho
do que a escola:
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2) De
acordo com o terceiro parágrafo, não é aceitável que jovens que passam pela
escola se envolvam em situações de violência. Por que você acredita que isso
ocorre?
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3) Retire
do texto alguns tipos de problemas que alguns jovens passam a apresentar na
escola:
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4)
Você
concorda com alguns dos jovens entrevistados, de que os conteúdos ensinados na
escola vão tornando-se desinteressante?
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5)
Como
perceber a escola como um canal para a realização de sonhos e para o mercado de
trabalho?
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6) Leia: “É perceptível a importância que os jovens atribuem ao mundo do
trabalho, o que nos exige uma reflexão sobre os constrangimentos por que
passam, em função do lugar que ocupam na estrutura social e na inadequação do
sistema educativo em relação às exigências do mundo atual.”
Se mudarmos a expressão em destaque por “o jovem” quantas outras
palavras deveriam sofrer alterações?
a)
1
b)
3
c)
4
d)
6
7) Explique
que recursos foram utilizados para que os anúncios a seguir tornem-se atrativos
aos jovens:
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Os jovens
Os jovens são assim mesmo
Agem sem pensar Pensam após agir Agem por impulso... Sem medo do que possam sentir. Jovens “pensam mais com o coração” Estão dispostos a “tudo”... Se rendem ao som de uma canção Dispõem-se ao que vem do fundo. [...] Se arriscam a fazer... Quebram totalmente o protocolo Se sentem felizes com isso Soberanos... Depois correm em busca de colo.
Cézar Gabriel Pereira Nascimento
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8) Explique
o sentido dos seguintes versos:
“Agem por impulso...”.
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“Jovens “pensam mais com o
coração””
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_____________________________
“Estão dispostos a “tudo”...”.
_____________________________
_____________________________
“Depois correm em busca de colo.”
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____________________________
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9) Assinale a opção em que a concordância
nominal destacada entre não é aceita
pela norma culta:
a)
Aprecio a cultura
e a história europeia.
b)
Procure
sempre comprar jornais e revistas brasileiros.
c)
Esses
meninos estão com os pés e as mãos sujas.
d)
Encontrei as cadeiras e o sofá reformadas.
10)
Explique
por que a frases do par seguinte tem comportamento diferente quanto à
concordância nominal:
É proibido entrada.
É proibida a entrada de
estranhos.
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11)
Está
corretamente flexionada a forma em destaque na frase:
a)
Todos
achamos difíceis, nas provas de
Física e Matemática, a resolução das questões, finais.
b)
O sofá e a
banqueta ganharam outro aspecto depois de consertado.
c)
Ele
considerou inúteis as medidas que
ela sugeria.
d)
A culpa
deles aparecia como que estampadas
em suas feições, denunciando-os.
12)
Reescreva
as orações a seguir, corrigindo as expressões destacadas:
a)
Apenas exijo
mais amor e menas compreensão.
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b)
O seminário
começa de duas horas.
_________________________________________________________________________________________________________________
c)
Não pode
existir muitas pressões sobre nós.
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13)
Explique
por que há vício de linguagem na expressão: "Há
três meses atrás eu já previa o resultado."
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14)
As frases a
seguir apresentam desvios em relação à concordância. Reescreva-as corretamente.
a)
Resta vinte picolés no freezer.
_____________________________________________________________________________________________________________________b)
Chegou as fotos.
_____________________________________________________________________________________________________________________c)
É dez horas e vinte minutos.
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d)
Eu, tu, ele e meus irmãos viajaram
juntos.
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15)
Complete
fazendo a devida concordância do verbo entre parênteses:
a)
A multidão
aglomerada na avenida ________________ o trânsito. (atrapalhava/atrapalhavam)
b)
Livros,
apostilas, revistas, nada _____________; tudo foi destruído.
(escapou/escaparam)
c)
O bando de
meninos ____________________________. (correu/correram)
d)
O relógio da
igreja ______________________sete horas. (bateu/bateram)
Proposta de Produção de texto
O tema da
inserção do jovem no mercado parece não mobilizar a atenção do Estado cujas
políticas públicas destinadas a enfrentá-lo, além de escassas, não produziram
resultados significativos. No entanto, se o quadro dramático do desemprego e
das ocupações precárias atinge uma enorme massa da população, é em relação ao
jovem que esse cenário parece ser mais perverso1. Isso porque, em sua maioria,
encontram-se acossados por baixos níveis educacionais e por exigências
crescentes de qualificação e experiência para alcançar a porta de entrada desse
mercado.
Com base nessas informações, no texto inicial da
prova e em seus conhecimentos prévios, escreva um texto sobre suas intenções e
seus sonhos como futuro trabalhador. Para isso, é importante refletir sobre que
ações se fazem necessárias para conquistar seus objetivos e qual o papel da
escola nisso.
mínimo 20 linhas / máximo 35 linhas
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