terça-feira, 25 de junho de 2013

Avaliação de interpretação e Concordância



Avaliação de Língua Portuguesa – Segundo trimestre

              NOME:__________________________________________________ TURMA:__________DATA:___________________          
PROFESSORA: Natalia Teixeira     /     PESO: 30 pontos

O jovem, a educação e o trabalho
[...]
É perceptível a importância que os jovens atribuem ao mundo do trabalho, o que nos exige uma reflexão sobre os constrangimentos por que passam, em função do lugar que ocupam na estrutura social e na inadequação do sistema educativo em relação às exigências do mundo atual.
O trabalho também faz juventude, tal qual a escolarização. Isso implica ouvir os jovens e identificar as problemáticas da educação escolar, em contraste com a família e o mercado de trabalho; e implica, também, entender o que está obrigando muitos deles a deixarem a escola ou estudarem e trabalharem ao mesmo tempo.
Em uma pesquisa realizada entre 2004 e 2005 (IBASE), na sondagem com jovens entre 15 e 24 anos, a educação escolar é a principal questão que se apresenta com inquietação ao lado de problemas como a violência, o trabalho e a desigualdade social.
Nos dados coletados, os jovens chamaram atenção para a deterioração e obsolescência dos prédios, dos equipamentos e dos mobiliários escolares; problemas de relacionamento com os professores, no sentido de distanciamento ou desconsideração à escola; inadequação dos currículos e metodologias no processo de ensino e aprendizagem; e a desigualdade e inadequação da educação ao mercado de trabalho.
Críticas como essas nos levam a observar a capacidade que muitos jovens têm de olhar e analisar o processo educativo e de reconhecer a si mesmos como sujeitos de direitos, com necessidades e interesses particulares.
É preciso buscar uma parceria com os jovens e fazer valer os seus direitos, especialmente para ampliar os espaços democráticos e o desenvolvimento de nossa sociedade, no enfrentamento dos dilemas da qualidade da educação escolar pública no Brasil e, dessa forma, refletir sobre o papel do jovem. Que sujeito é esse capaz de uma percepção tão aguda sobre os problemas relativos à qualidade da educação formal que lhe é destinada? Que sujeito é esse que vive tantos constrangimentos em função da posição que ocupa na sociedade e que ainda vê a escola como um canal para a realização dos seus sonhos de mobilidade social?
(Almeida & Nakano, 2007).

1)      Leia: “É perceptível a importância que os jovens atribuem ao mundo do trabalho.”
Cite ao menos uma hipótese, justificando por que a maior parte dos jovens de hoje valoriza mais o trabalho do que a escola:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)      De acordo com o terceiro parágrafo, não é aceitável que jovens que passam pela escola se envolvam em situações de violência. Por que você acredita que isso ocorre?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)      Retire do texto alguns tipos de problemas que alguns jovens passam a apresentar na escola:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)    Você concorda com alguns dos jovens entrevistados, de que os conteúdos ensinados na escola vão tornando-se desinteressante?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)    Como perceber a escola como um canal para a realização de sonhos e para o mercado de trabalho?
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________

6)      Leia: É perceptível a importância que os jovens atribuem ao mundo do trabalho, o que nos exige uma reflexão sobre os constrangimentos por que passam, em função do lugar que ocupam na estrutura social e na inadequação do sistema educativo em relação às exigências do mundo atual.”

Se mudarmos a expressão  em destaque por “o jovem” quantas outras palavras deveriam sofrer alterações?
a)     1
b)     3
c)      4
d)     6

7)      Explique que recursos foram utilizados para que os anúncios a seguir tornem-se atrativos aos jovens:


__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

Os jovens

Os jovens são assim mesmo
Agem sem pensar
Pensam após agir
Agem por impulso...
Sem medo do que possam sentir.

Jovens “pensam mais com o coração”
Estão dispostos a “tudo”...
Se rendem ao som de uma canção
Dispõem-se ao que vem do fundo.
[...]
Se arriscam a fazer...
Quebram totalmente o protocolo
Se sentem felizes com isso
Soberanos...
Depois correm em busca de colo.

Cézar Gabriel Pereira Nascimento


__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________


8)      Explique o sentido dos seguintes versos:
Agem por impulso...”.
_____________________________

_____________________________

“Jovens “pensam mais com o coração””
_____________________________

_____________________________

“Estão dispostos a “tudo”...”.
_____________________________

_____________________________

“Depois correm em busca de colo.”
_____________________________

____________________________

9)      Assinale a opção em que a concordância nominal destacada entre não é aceita pela norma culta:

a)     Aprecio a cultura e a história europeia.
b)     Procure sempre comprar jornais e revistas brasileiros.
c)      Esses meninos estão com os pés e as mãos sujas.
d)      Encontrei as cadeiras e o sofá reformadas.

10)                      Explique por que a frases do par seguinte tem comportamento diferente quanto à concordância nominal:
É proibido entrada.
É proibida a entrada de estranhos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11)                      Está corretamente flexionada a forma em destaque na frase:

a)     Todos achamos difíceis, nas provas de Física e Matemática, a resolução das questões, finais.
b)     O sofá e a banqueta ganharam outro aspecto depois de consertado.
c)      Ele considerou inúteis as medidas que ela sugeria.
d)     A culpa deles aparecia como que estampadas em suas feições, denunciando-os.

12)                      Reescreva as orações a seguir, corrigindo as expressões destacadas:

a)     Apenas exijo mais amor e menas compreensão.
_________________________________________________________________________________________________________________
b)     O seminário começa de duas horas.
_________________________________________________________________________________________________________________
c)      Não pode existir muitas pressões sobre nós.
_________________________________________________________________________________________________________________

13)                      Explique por que há vício de linguagem na expressão: "Há três meses atrás eu já previa o resultado."
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14)                       As frases a seguir apresentam desvios em relação à concordância. Reescreva-as corretamente.
a)      Resta vinte picolés no freezer.
_____________________________________________________________________________________________________________________b)      Chegou as fotos.
_____________________________________________________________________________________________________________________c)      É dez horas e vinte minutos.
_____________________________________________________________________________________________________________________
d)       Eu, tu, ele e meus irmãos viajaram juntos.
_____________________________________________________________________________________________________________________

15)                      Complete fazendo a devida concordância do verbo entre parênteses:

a)     A multidão aglomerada na avenida ________________ o trânsito. (atrapalhava/atrapalhavam)
b)     Livros, apostilas, revistas, nada _____________; tudo foi destruído. (escapou/escaparam)
c)      O bando de meninos ____________________________. (correu/correram)
d)     O relógio da igreja ______________________sete horas. (bateu/bateram)

Proposta de Produção de texto

O tema da inserção do jovem no mercado parece não mobilizar a atenção do Estado cujas políticas públicas destinadas a enfrentá-lo, além de escassas, não produziram resultados significativos. No entanto, se o quadro dramático do desemprego e das ocupações precárias atinge uma enorme massa da população, é em relação ao jovem que esse cenário parece ser mais perverso1. Isso porque, em sua maioria, encontram-se acossados por baixos níveis educacionais e por exigências crescentes de qualificação e experiência para alcançar a porta de entrada desse mercado.

Com base nessas informações, no texto inicial da prova e em seus conhecimentos prévios, escreva um texto sobre suas intenções e seus sonhos como futuro trabalhador. Para isso, é importante refletir sobre que ações se fazem necessárias para conquistar seus objetivos e qual o papel da escola nisso.

mínimo 20 linhas / máximo 35 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário