terça-feira, 25 de junho de 2013

Avaliação de interpretação textual com o tema: Lugar de criança é na família



Professora: Natalia Rosana Teixeira / Recuperação/ Peso:__________

Texto 01: questões 1 a 4
Lugar de criança é na família




O abandono familiar é uma situação triste, mas igualmente ou mais triste é que uma criança fique abandonada em uma instituição durante anos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 80 mil crianças e adolescentes esperam por adoção no nosso país. No Rio Grande do Sul, o Juizado da Infância e da Juventude aponta que 735 aptos para a adoção. O problema, no entanto, é muito mais que numérico, mas humano. Cada ser é uma vida, que não pode ser perdida para a burocracia. Trabalhamos nos últimos anos na elaboração de uma lei de convivência familiar e comunitária, que ficou conhecida como Lei Nacional da Adoção (Lei 12.010, de 3 de agosto de 2009), sancionada esta semana pelo presidente Lula. É um tema complexo, mas que precisava ser enfrentado com responsabilidade, pensando na vida desses milhares de meninos e meninas que infelizmente foram abandonados duas vezes: pela família e pela omissão do Estado brasileiro, que não estipula prazos para que a criança tenha um destino. Muitos bebês completaram 18 anos em um abrigo sem haver nenhuma decisão judicial sobre eles. Agora, haverá um cadastro único de todas as crianças do país em condição de serem adotadas. Além disso, toda menina ou menino que estiver em um abrigo terá um plano para o seu desabrigamento. As instituições não podem mais ser o destino final das crianças, mas casas de passagem. Lugar de criança é na família. De seis em seis meses a situação de cada um será avaliada pelo Judiciário e pelo Ministério Público e num prazo máximo de dois anos será dado um encaminhamento definitivo, sempre com prioridade de retorno à família biológica. Ampliamos o conceito de família, não reconhecendo somente os pais, mas também os avós, tios, primos e irmãos. A adoção só passa a ser uma opção quando esgotadas as possibilidades desses parentes assumirem responsabilidade pela criança. Outra prioridade é que não se separem mais os irmãos biológicos, devendo manter esse vínculo, afinal eles já constituem uma família e vão sofrer se forem separados. Também determinamos a prioridade para as adoções nacionais. A criança só será levada para o exterior quando não houver um adulto que possa e queira adotá-la aqui no Brasil. Criamos mecanismos de estímulo à adoção de crianças de outras etnias e também de crianças mais velhas, que hoje encontram muita dificuldade de ter uma família. Precisamos mudar a cultura que privilegia bebês brancos. Essa lei pretende garantir a cada criança brasileira o sagrado direito de ter uma família. É uma das melhores e mais importantes conquistas da infância brasileira, em especial todos e todas que daqui pra frente irão se beneficiar dela.

Maria do Rosário - Deputada federal (PT-RS), relatora do projeto de lei na Câmara Federal
           * Publicado no jornal Zero Hora, em 06/08/2009.

1)      A deputada criou uma nova lei para a adoção, que foi sancionada pelo ex-presidente Lula. Explique quais são essas mudanças, conforme o texto:
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2)    Explique a afirmação: Milhares de meninos e meninas infelizmente foram abandonados duas vezes:
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3)      Numere os parênteses e depois marque a resposta certa, conforme a ordem da numeração:

(1)   Fato
(2)   Opinião

(   ) “O abandono familiar é uma situação triste.”
(   ) “Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 80 mil crianças  e adolescentes esperam por adoção no nosso país.”
(   ) “No Rio Grande do Sul, o Juizado da Infância e da Juventude aponta que 735 aptos para a adoção.”
(   ) “Precisamos mudar a cultura que privilegia bebês brancos.”
(   ) “Agora, haverá um cadastro único de todas as crianças do país em condição de serem adotadas.”

a)      2, 2, 2, 1, 1.
b)      2, 1, 1, 2, 1.
c)      1, 2, 2, 1, 2.

4)      Observe o seguinte período nas linhas:Criamos mecanismos de estímulo à adoção de crianças de outras etnias e também de crianças mais velhas, que hoje encontram muita dificuldade de ter uma família.”

Assinale a alternativa que melhor substitui a palavra em destaque:

a)      Estratégias
b)      Conceitos
c)      Leis

Texto 2: questões 5 a 8


5)      A finalidade do texto é:

a)      Promover o trabalho do professor
b)      Acabar com os mitos e preconceitos que acercam a adoção
c)       Criticar a família que adotou o assassino de Realengo

6)      Observe os significados das palavras a seguir e preencha os parênteses:

1-       Mito: O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns  de diversas comunidades.

2-      Preconceito: Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".

Algumas crianças deixam de ser adotadas por que:

(   ) são negras
(   ) temem não ver seus traços refletidos
(   ) temem que o filho adotivo se torne um criminoso
(   ) já não são mais bebês
(   ) são deficientes
(   ) temem que a criança seja doente

a)      1, 1, 2, 2, 2, 2
b)      2, 2, 2, 1, 1, 1
c)      2, 1, 1, 2, 2, 1

7)      Explique o título: “A adoção também foi baleada”:
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8)      A partir dos dois textos é possível concluir que:

a)      É preciso mais leis em torno da adoção
b)      É preciso garantir que as crianças e jovens não percam o direito de ter uma família
c)      É preciso garantir os direitos dos filhos adotivos

9)      Escreva uma breve conclusão sobre a charge a seguir:

Descrição: http://amarildocharge.files.wordpress.com/2011/05/blog30.jpg

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10)  Leia a tira a seguir e indique a sua moral (lição):

Descrição: http://cachorroparaguaio.com/wp-content/uploads/2010/05/fabula.jpg

a)      Devemos observar mais as pessoas a nossa volta
b)      É preciso se prevenir do perigo
c)      Devemos ter atitude e não apenas esperar pelos outros


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